EDUCAÇÃO INFANTIL
MISSÃO DA IES
Promover o Desenvolvimento Integral da Pessoa Humana e do Patrimônio Cultural da Sociedade por meio da Produção e Difusão do Conhecimento e do Compromisso Ético e Político com a Região Amazônica.
JUSTIFICATIVA
As reformas educacionais, no Brasil, entre outras importantes mudanças, trouxeram as instituições de Educação Infantil para o âmbito de ação da educação, enquanto campo legal, burocrático, institucional e ideológico. Essas conquistas implicam em reformulações nas instituições que atendem crianças, bem como nos cursos que formam os profissionais que atuam/atuarão na área, além da participação no debate atual que apresenta concepções divergentes sobre o modelo pedagógico a ser adotado nas creches e pré-escolas. Na busca de uma maior lucidez ao caminhar nesse processo, para que as conquistas legais permitam avanços no tipo de atendimento que efetivamente chega às crianças, é necessário analisar criticamente quais são essas concepções e quais desdobramentos apresentam na formação desses profissionais. Mais do que atender a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), este curso pretende qualificar a ação de educadores de Educação Infantil no desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva frente aos processos de ensino, de aprendizagem e de gestão numa perspectiva humanista e democrática que fomente o desenvolvimento integral das crianças.
O curso de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu em Educação Infantil está organizado na perspectiva da formação de um profissional com postura ética, crítica, reflexiva e investigativa, capaz de contribuir na construção de projetos educativos que, reconhecendo as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos, considerem as necessidades, potencialidades e direitos das crianças de 0 a 5 anos. O curso parte da proposta de um diálogo entre os avanços nas teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano, as metas educacionais negociadas democraticamente nos diversos espaços sociais e a realidade da Educação Infantil. Tanto a creche quanto a pré-escola só poderão ser transformadas dentro de um processo de crítica e construção permanente que reconheça o seu caráter educativo. Nesse processo, o papel dos profissionais, com o domínio de conhecimentos necessários para serem autores de sua própria prática é fundamental.
OBJETIVOS DO CURSO
Oferecer aos profissionais subsídios teórico-metodológicos que permitam o aprofundamento da reflexão sobre as situações de ensino, de aprendizagem e de gestão em Instituições de Educação Infantil, no intuito de construir projetos educativos que respeitem as necessidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos históricos e de direitos.
PÚBLICO ALVO
Graduados em Normal Superior, Pedagogia e Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento.
CARGA HORÁRIA
A Carga Horária é de 390 horas, já inclusas as atividades práticas, atividades individuais e as 30 horas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
MATRIZ CURRICULAR
COMPONENTES CURRICULARES
MODULO ICH
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL30
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL30
ÉTICA E EDUCAÇÃO30
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA30
MODULO II
A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO30
CORPO E MOVIMENTO: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL30
ARTES, EXPRESSÃO CULTURAL E LITERATURA INFANTIL30
A CULTURA ESCRITA E A EDUCAÇÃO INFANTIL30
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL30
MODULO III
NATUREZA E SOCIEDADE: A PRÁTICA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO30
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL30
PROCESSOS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL30
PESQUISA E PRÁTICA I30
PESQUISA E PRÁTICA II30
TOTAL GERAL DE HORAS =============> 390 Horas